CONHEÇA NOSSO BLOG
03Maio
vidro ideal para sacada

Conheça o vidro ideal para sua sacada

Compartilhe!

O envidraçamento de sacada não caracteriza a alteração de fachada. Pelo contrário, ele possibilita a segurança, conforto, diminuição de ruídos, poeira e resíduos que são trazidos pelo ar. Esses são alguns dos efeitos benéficos para o usuário, visto que muitas vezes são instalados em condomínios que estão situados em vias de grande circulação. Para tanto, faz-se necessário o uso do vidro ideal a fim de evitar possíveis problemas.

Saiba qual é o vidro ideal para sua sacada

Em primeiro lugar, você conhece a definição de sacada? Para chegar a conclusão de qual é o vidro ideal, é preciso compreender. A partir desse ponto, então, podemos definir qual é o vidro ideal e quais são os benefícios. Veja a seguir.

Sacada: definição

A maior parte das pessoas costumam confundir sacada e varanda. A sacada está ligada ao edifício como se fosse uma “extensão”. Pode integrar a parte frontal ou posterior de um imóvel. O efeito tridimensional da sacada facilita sua percepção visual, ela não possui estruturas que sejam diretamente ligadas ao edifício. Em outro artigo, a Stampa Vidros trata a diferença entre sacada e varanda.

vidro ideal para usar na sacada

Qual é o vidro ideal para sacada?

O síndico é a pessoa que possui responsabilidade civil e criminal em relação à segurança dos condôminos. Portanto, cabe a ele avaliar se existem regras de padronização para o fechamento de sacadas com o vidro ideal. Caso existam, essas informações devem ser levadas ao conhecimento dos moradores do edifício e devem ser cumpridas. Se houver manifestação contrária, deve ser analisada em assembleia extraordinária com o objetivo de não comprometer a estrutura visual do prédio. Após esse momento, deve-se decidir características do vidro ideal como espessura, cor e transparência. Além de verificar o tipo de caixilharia e abertura, se irá haver cortina ou não.

De acordo com a ABNT NBR 16259/2014, caso painéis de vidro ideal passem a ser utilizados, esses devem ser temperados ou laminados. A diversificação da pressão dos ventos é uma questão que permeia essa determinação. Veja a diferenciação entre o vidro temperado e laminado em seguida.

Vidro temperado

É produzido a partir do vidro comum. Durante sua confecção, é submetido a choque térmico, um processo de aquecimento e resfriamento rápido. Isso aumenta sua resistência mecânica e, ao final, torna-o 5x mais forte do que o vidro comum. Dessa forma, fica resistente à quebra.

O vidro temperado é considerado um vidro ideal de segurança por suportar fortes impactos, flexão, tração e manter-se intacto quando colocado na presença de altas temperaturas.
Possui, além disso, três vantagens. São elas: não produz estilhaços, pode ser instalado com ferragens (sem caixilhos) e tem permissão para ser utilizado tanto em áreas internas quanto em externas.

Vidro laminado

O vidro laminado tem sua produção em diferentes níveis de resistência, que são determinados com o uso. A composição desse conta com lâminas de vidro que são unidas por calor e pressão. Entre elas, é possível encontrar camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.

Existem três tipos de vidro laminado:

  • Simples: contém duas lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de PVB;
  • Múltiplo: três ou mais lâminas de vidro intercaladas por duas ou mais películas de PVB;
  • Curvo: vidro laminado simples com curvaturas em raios definidos.

O vidro laminado simples é caracterizado por fornecer segurança. Já o múltiplo, é o vidro ideal para proteção pessoal ou patrimonial.

comprar vidro ideal para sacada

A Stampa Vidros é especialista em envidraçamento de sacada. Conte com o nosso serviço para compor sua sacada com o vidro ideal! Em nosso blog, você encontra artigos sobre fechamento de varanda com vidro e como utilizar vidros para casa. Seja nosso cliente!