CONHEÇA NOSSO BLOG
03Maio
tipos de polias

Saiba tudo sobre os tipos de polias

Compartilhe!

As polias também podem ser denominadas roldanas. A principal função delas é mudar a direção e o sentido da força de tração com que é puxado um objeto. Dessa forma, facilitam a movimentação de objetos pesados. Elas podem se conectar for fios, cordas ou cabos. Neste artigo, a Stampa Vidros trata os tipos de polias e suas combinações para ajudar na movimentação de varandas e sacadas de vidro. Boa leitura!

Conheça dos tipos de polias: fixas e móveis

Os tipos de polias possuem diferentes formas de atuação. Tanto as fixas, quanto as móveis empreendem conceitos da física. Entenda, a seguir.

Polias fixas

As polias fixas funcionam presas a uma superfície plana, como o teto, por exemplo. Estão fixas a essa pois trabalham para facilitar a movimentação de um objeto. Podem elevá-lo ou mudar a direção desse. Entretanto, a energia contida nesse não é modificada e a força para realizar o transporte corresponde ao peso do objeto.

Devido a sua estrutura composta por cabos, é possível posicionar o objeto em qualquer ponto da trajetória ou, até mesmo, elevá-lo a grandes alturas e longas distâncias.

tipos de polias fixas

Polias móveis

As polias móveis são usadas para diminuir a força de trabalho necessária para mover um objeto. Seu uso consegue reduzir o peso desse pela metade e facilitar a locomoção. Trabalha em conjunto com a roldana fixa, visto que ela é quem permite direcionar a força. Pode-se dizer que quanto mais polias móveis em um arranjo, menor será a força aplicada para mover o objeto.

tipos de polias móveis

O uso dos tipos de polias em vidros

Como foi dito anteriormente, os tipos de polias, fixas e móveis, operam em conjunto. O desgaste da polia fixa pode provocar o mau funcionamento da polia móvel e, assim, vice-versa. Quando colocada entre partes de um vidro, elas facilitam a locomoção desse. Nesse sentido, tornam-se capazes de afetar a durabilidade do produto, pois o vidro é considerado um material frágil. Devido a isso, ao fechar um box ou qualquer outro envidraçamento, por exemplo, deve-se manter cuidado para não ocasionar problemas.

Combinações entre os tipos de polias

A coparticipação dos tipos de polias podem ocorrer de em duas configurações:

Cadernal

É necessário o mesmo número de roldanas fixas e móveis. Assim, o peso do objeto é diminuído pela metade. A força potente se iguala a força resistente e é dividida igualmente.

Talha

Faz uso de apenas uma roldana fixa e as demais móveis. Apesar disso, é eficaz para redimensionar a força ideal utilizada para mover o objeto. Essa força pode ser encontrada a partir da divisão do peso do mesmo por dois, elevado ao número de roldanas.

A devida configuração será definida a partir de fatores que podem influenciar a função dos tipos de polias. Altura, disponibilidade de materiais, peso, fragilidade do objeto e diâmetro das roldanas, por exemplo, estão entre eles.

Como foi dito no decorrer do artigo, os tipos de polias também podem ser usados em vidros. A Stampa Vidros oferece instalação de sacadas com vidro, varandas e telhados e envidraçamento de sacada rj. Em nosso blog, você encontra qual vidro ideal para sua sacada, vantagens do fechamento de varanda com vidro e mais artigos interessantes. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!