CONHEÇA NOSSO BLOG
19Fev
NBR 16259

NBR 16259: conheça a regulamentação para envidraçamento de sacada

Compartilhe!

Investir na cortina de vidro para a sacada deixa o ambiente bem mais moderno. Com a Stampa Vidros, é possível chegar ao resultado almejado. Todavia, existe uma norma regulamentadora, a NBR 16259, que controla todo o trabalho de envidraçamento de sacada. Neste artigo, você conhecerá os principais tópicos a nível de sabedoria e controle da instalação. Seja você síndico do prédio, responsável pela residência ou um outro interessado em contratar o serviço.

NBR 16259 para envidraçamento de sacada

envidraçamento de acordo com a NBR 16259

A NBR 16259 é focada no serviço de envidraçamento de varanda. Em geral, são requisitos e métodos de ensaio que devem estar de acordo com a regulamentação. Publicada em 2014, a norma exige padrões de qualidade que garantem, acima de tudo, a segurança. Tanto para quem reside no ambiente, quanto para transeuntes das redondezas da sacada.

Tópicos mais importantes encontrados na NBR 16259.

– Cálculo estrutural de todo o prédio é indispensável. Não existe possibilidades de nenhum tipo de construção ou qualquer outro projeto sem consultar o cálculo. Novamente, a protagonista da situação é a segurança interna e externa do edifício.

– O peso final do projeto conta muito. Após a consulta ao cálculo estrutural, deve-se ter à disposição os números exatos de peso a serem acrescentados ao prédio. Seguindo as normas da NBR 16259, deve-se calcular a carga extra da cortina de vidro e o número de sacadas que a receberão. Isso a fim de garantir segurança durante a instalação. Bem como assegurar que a estrutura predial dispõe de condições necessárias para o projeto.

– Depois de resolver a situação do vidro, a NBR 16259 abre espaço para novas discussões e cálculos preventivos. Por exemplo, se a sacada receberá móveis e outras cargas adicionais. Vale lembrar que não são todas as construções que suportam todo tipo de peso.

Associação brasileira de normas técnicas: NBR 16259

Além dos testes que devem ser obrigatoriamente realizados pelos fabricantes, o peso é extremamente importante. As normas regulamentadoras divulgadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas prezam por isso, como ficou claro. Isso porque esse quesito é o que garante a segurança das pessoas e da estrutura do prédio. Por exemplo, em uma cidade com muitos prédios antigos como o Rio de Janeiro, não são todos que suportam pesos extras. A NBR 16259 foca na qualidade dos vidros, do processo de instalação e, principalmente, em manter segurança de todas as partes envolvidas.

Envidraçamento de sacada

sacada de vidro com NBR 16259

O envidraçamento de varanda no RJ com cortina de vidro virou febre. Ótima oportunidade para usar vidro na decoração e realizar o fechamento de varanda. Atual maneira de modernizar o espaço, seja residencial ou corporativo. Conte com a Stampa Vidros. Nossos produtos, serviços e profissionais estão de acordo com a NBR 16259 e prezamos pela beleza alinhada à segurança. Somos uma empresa com anos de experiência no ramo de envidraçamento e também na manutenção de sacadas de vidro. Solução perfeita para reduzir ruídos, incluir luz natural no ambiente, fornecer segurança, proteger da chuva a maresia, valorização do imóvel e muito mais. Navegue pelo nosso site e entre em contato para solicitar orçamento. Estamos aguardando para melhor lhe atender.