CONHEÇA NOSSO BLOG
28Mar
diferença entre sacada e varanda

Qual a diferença entre sacada e varanda?

Compartilhe!

Você sabia que sacada e varanda são dois conceitos diferentes? Pois bem, essa é uma surpresa para muitas pessoas, pois a maioria costuma atribuir o mesmo significado a ambos os espaços. Portanto, neste artigo da Stampa Vidros, vamos desmistificar esse boato e apresentar a principal diferença entre sacada e varanda. Aqui, serão expostas as características de cada local para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua residência. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Entenda a diferença entre sacada e varanda

A principal diferença entre sacada e varanda refere-se aos métodos construtivos de cada espaço. Isso acaba confundindo as pessoas, principalmente em obras de apartamentos. Entretanto, vale ressaltar que ambos os locais fazem parte da área externa de um imóvel, oferecendo beleza e conforto. Inclusive, permitem que o proprietário tenha uma área própria de lazer para relaxar e receber amigos.

Compreenda melhor o conceito de cada nomenclatura, a seguir.

Sacada

descubra a diferença entre sacada e varanda

A sacada, também conhecida como balcão, está conectada a uma porta ou a uma janela e não segue o alinhamento da parede. Trata-se de um espaço menor que pode estar presente em diversos cômodos, como salas, quartos e cozinhas. Podem ser construídas tanto na parte traseira quanto na parte frontal do imóvel. Além disso, seu tamanho depende exclusivamente da abertura da porta para permitir a passagem.

Uma diferença entre sacada e varanda bastante perceptível diz respeito ao visual. Como a sacada possui um efeito tridimensional, já que ela não possui pilares ou outras formas de sustentação além da ligação com o edifício. Ou seja, a impressão é de que ela está “saltando” para fora. Logo, ao observar um edifício, dificilmente você não verá a sacada, já que esta fica destacada na construção como um todo.

Varanda

exemplificando a diferença entre sacada e varanda

A varanda é uma extensão do imóvel em um espaço livre. Pode existir tanto em casas (junto à porta da frente) quanto em apartamentos (conectada a um cômodo de entrada, como salas e cozinhas). Geralmente, a varanda é coberta e cercada por grades, vidros ou, até mesmo, alvenaria. Seu tamanho é variável, de acordo com a disponibilidade de espaço no imóvel em questão.
Nos últimos anos, uma nova categoria dessa área vem fazendo grande sucesso entre os proprietários de imóveis: a chamada “varanda gourmet“. Trata-se de um ambiente mais atraente que as varandas convencionais. Podem conter fogão, cooktop, bancadas, churrasqueiras, bar e outros detalhes. São muito utilizadas para momentos de lazer, reuniões entre amigos e relaxamento.

Como proteger varandas e sacadas?

proteja e saiba a diferença entre sacada e varanda

Independentemente da diferença entre sacada e varanda, um elemento que não pode ser deixado de lado é a segurança dos moradores e visitantes. Para evitar acidentes, é válido instalar um guarda-corpo — proteção de meia altura que pode ser feita em alvenaria, concreto, madeira, ferro ou vidro temperado.

A proteção mais indicada para ambos os cômodos é fazer o envidraçamento de sacada e envidraçamento de varanda. Para isso, você pode contar com a Stampa Vidros! Somos uma empresa especializada em fechamento de varandas e sacadas em projetos de vidro. Oferecemos serviço completo, incluindo instalação e manutenção de sacadas de vidro, com garantia de 5 anos. Solicite seu orçamento agora mesmo! Entre em contato conosco por meio do nosso atendimento online.